A música brasileira difere de outras estilos musicais, pois é caracterizada pela vocalidade do idioma que traduz numa sonoridade agradável através da melodia, da hamonia e do ritmo musical.
Músicas Brasileiras que mais fizeram sucesso selecionadas por Tipos, Estilos ou Gêneros Musicais
Seleção Musical
As músicas selecionadas neste site foram divididas entre UM ou DOIS Estilos Musicais mais perceptíveis nesses vídeos, conforme a relação abaixo:
Estilos Musicais - Número de Músicas - Número de Cantores
AXÉ 24 12
AXÉ/BREGA 01 01
AXÉ/REGGAE 05 06
AXÉ/SAMBA 11 04
BOSSA/NOVA 73 23
BOSSA/SAMBA*
BOSSA/VANGUARDA 17 11
BREGA 41 31
BREGA/CÔMICO 05 05
BREGA/DANCE 08 04
BREGA/VANGUARDA 06 03
CARIMBÓ 07 07
CHORINHO 16 08
FANDANGO 11 09
FORRÓ 14 11
FORRÓ/CÔMICO 01 01
FORRÓ/DEBOCHE 02 02
FORRÓ/SERTANEJO 07 02
FORRÓ/VANGUARDA 05 04
FREVO 04 04
GOSPEL 357 120
GOSPEL/BREGA 01 01
GOSPEL/FANDANGO 01 01
GOSPEL/FOLK 18 10
GOSPEL/FORRÓ 04 04
GOSPEL/REPENTE 03 03
GOSPEL/SAMBA 05 01
GOSPEL/SERTANEJO 04 06
GOSPEL/VOZES 14 10
LAMBADA 13 08
MARCHINHA 45 06
MUSICAL INFANTIL 108 33
PANCADÃO 22 15
POP 138 48
POP/ANTIGO 31 24
POP/BLUES 04 01
POP CLÁSSICO 01 02
POP/DANCE 51 24
POP/DEBOCHADO 04 02
POP/FOLK 12 05
POP/RAP 11 06
POP/REGGAE 14 06
POP/ROCK 105 43
POP/ROMÂNTICO 474 112
POP/VANGUARDA 32 14
RAP 15 04
RAP/DEBOCHADO 12 01
REGGAE 05 04
REPENTE 10 05
ROCK 28 10
SAMBA 128 37
SAMBA/BOSSA NOVA* 31 14
SAMBA/CÔMICO 16 05
SAMBA/DEBOCHADO 02 02
SAMBA/FOLK 09 04
SAMBA/GAFIEIRA 12 07
SAMBA/RAP 01 01
SAMBA/ROMÂNTICO 73 22
SAMBA/VANGUARDA 14 12
SAMBA/CARNAVAL 30 30
SERTANEJO CLÁSSICO 144 60
SERTANEJO/BREGA 02 04
SERTANEJO RAIZ 20 16
SERTANEJO UNIVERSITÁRIO 20 19
VANGUARDA E ORQUESTRA 71 31
VANGUARDA/FOLK 04 04
VANGUARDA/ROMÂNTICO 29 08
Definições
Gênero Musical
São categorias que contêm tipos musicais exclusivos. É a forma na qual é preparada as Combinações Musicais de acordo com o tipo de temas, de sons e de instrumentação que identificam e se diferenciam de todas as outras pela forma de apresentação da música, tornando-a ÚNICA. O Gênero Musical atende aos mais variados públicos que apreciam diferentes Tipos Musicais. Os principais Gêneros Musicais Brasileiros são POP, Rock, Reggae, Romântico, Samba, Forró, Funk, Sertanejo Raíz, etc.
POP
Caracterizado pelo ritmo, pela sonoridade e pelos arranjos musicais mais comuns na maioria das canções populares atuais. Muito comum nas músicas da MPB.
Vanguarda
Utiliza técnicas de expressão nos ritmos, nas letras ou nas melodias, tornando-as inovadoras ou resgatando estilos musicais antigos, através de variados acompanhamentos musicais ou não, às vezes sem refrão, diferente do que é feito normalmente pelo Gênero POP.
Rock
Oriundo dos Estados Unidos, caracterizado, principalmente pelo uso da Guitarra e da Bateria, por seu ritmo forte e impulsivo na voz, nas expressões e nos sons.
Reggae
Oriundo da Jamaica, caracterizado pelo uso da Guitarra e pelo ritmo mais Lento de cadência musical em relação ao Rock, com destaque para os tons dos instrumentos durante as músicas.
Folk
Composto pelas harmonias instrumentais e/ou vocais mais afinadas com acompanhamento sonoro diferenciado ao ritmo da canção.
Blues
Oriundo dos Estados Unidos, caracterizado por destacar o ritmo sonoro dos instrumentos de sopro que dão o tom diferenciado a esse Gênero Musical.
Jazz
Surgiu nos Estados Unidos pela mistura de vários outros Gêneros, tais como o Blues e as Músicas Religiosas. Caracterizado pelo improviso no uso dos instrumentos musicais, destacando a sonoridade da Música.
Funk
Surgiu nos Estados Unidos, misturando Soul, Jazz e "Rhythm and Blues" e Dance. Conhecido por suas letras fraseadas ao ritmo de batidas repetitivas.
Rap
Oriundo dos Estados Unidos, caracterizado por não usar melodias e letras elaboradas durante os arranjos com os instrumentos. Destaca-se pela rapidez e coesão das expressões cantadas com o mínimo de acompanhamento musical.
Lambada
Surgiu pelas influências de origem africana e indígena, misturadas à Cultura Regional da Região Norte do Brasil, mais especificamente no Estado do Pará nos anos de 1980. Teve como origem a influência do Carimbó, da Guitarrada,da Cúmbia e do Merengue.
Axé
Típico da Região Nordeste, principalmente em Salvador na Bahia. Também chamado de Samba-Reggae com influência Afro do estilo baiano. Tocadas para multidões que acompanham as bandas em Trios Elétricos, com destaque para os instrumentos de percussão.
Samba
Originou-se no locais mais pobres do Rio de Janeiro, com a influência das Culturas Africanas e Indígenas, na formação desse Gênero Musical. O Samba é apresentado de diferentes formas; dos mais simples, presente nas rodas de amigos, tendo o Pandeiro e o Cavaquinho como principais instrumentos, também chamado de Pagode. Até nas mais requintadas apresentações, semelhante aos Shows da MPB e dos Sambas Enredo.
Forró
Típico do Nordeste Também chamado de baião, quadrilha, xaxado, xote, dependendo das regiões em que é tocado e apresentado. Teve influência com os colonizadores Holandeses e os Portugueses, depois foram adaptados à cultura regional com influência dos Africanos e dos Indígenas, tornando-o único. Comumente apresentado em Festas Regionais nos Períodos de Junho e Julho - mais conhecido como Festas Juninas.
Repente (Embolada)
Típico do Nordeste brasileiro, acompanhado pelo Pandeiro ou pela Viola. É uma arte brasileira baseada no improviso cantado, alternado por dois cantores que fazem entoações rápidas, em suas respostas e suas indagações. É um desafio de um contra o outro de forma cômica ou reflexiva, tornando-se único. O Repente ou Embolada mescla improvisos e estrofes pré-existentes, versando sobre as realidades das pessoas, de times de futebol, do país, etc.
Chorinho
Iniciou no Rio de Janeiro, depois se espalhou pelo Brasil. É caracterizado pelo som dos acordes de seus principais instrumentos, como: Violão, Cavaquinho e Flauta.
Sertanejo Raiz
Típico das Regiões do Interior do Sudeste, Sul e Centro Oeste do Brasil. As apresentações das canções são compostas, na maioria, por dois cantores, com objetivo de ressaltar a melodia das músicas através de uma segunda voz. Versa, principalmente, sobre a realidades das pessoas e do Campo, de seus moradores ou de suas religiosidades.
Orquestra
É um Gênero Musical, de origem europeia, em que uma ação cênica é harmoniosamente cantada ou tocada em tons mais variados acompanhada por vários instrumentos musicais.
Estilo Musical
Está relacionado a uma adaptação de um ou mais Gêneros Musicais feitas por músicos, arranjadores e condutores. Dentro dessas escolhas pessoais estão variações de ritmo pelo modo de escolher ou dedilhar cordas, melodia, humor e dinâmicas. Alguns Estilos Musicais são: MPB (que pode englobar Gêneros Musicais como: Rock, Pop, Romântico, Samba, etc,) Brega (que pode englobar Gêneros Musicais como: Pop, Romântico, etc.), Pancadão (que pode englobar Gêneros Musicais como :Rap, Funk, etc.) Sertanejo Universitário (que engloba, além do Sertanejo Raiz, Gêneros Musicais como: Romântico, Samba,etc.) Bossa Nova (que engloba alguns Gêneros Musicais tocados na forma de ritmos de Samba, de Jazz e/ou de outros.)
MPB - Música Popular Brasileira
Típico comum em todo Brasil. São canções, em geral, caracterizadas pelo estilo POP combinados como outros Gêneros musicais: como Rock, Românticas, Reggae, Rapper, Pop, Blues, etc. com as características próprias do ritmo brasileiro.
Bossa Nova
Comum nas regiões urbanas do Brasil. Apesar de fazer parte da MPB, apresenta uma característica própria, o que a diferencia dos demais Estilos Musicais. É basicamente uma canção romântica cantada na forma de poesia, diferenciada pela combinação com o Jazz, com o Samba ou com outros ritmos. A Música é caracterizada por uma melodia cadenciada, trazendo reflexão aos ouvintes desse Estilo Musical sobre lugares, amores e momentos.
Pancadão ( Funk Brasileiro)
Típico do Brasil, com influência do RAP e do Funk americano adaptado com os ritmos das favelas cariocas. O Pancadão faz alusão à comunidade de onde se vive, alusão a vida, ao deboche, à criminalidade, etc.
Brega
Típico das Regiões Urbanas brasileiras, focada para um público senil e àqueles que apreciam esse tipo de música. Muito comum em bares e boates das periferias das cidades. Esse Estilo Musical tem influência de um Gênero Musical Romântico ou de um POP/Antigo; para alguns, antiquado; para outros, um modo diferente de cantar, pela simplicidade ou pelo exagero nos tons das canções, através do resgate de antigos estilos musicais. As músicas versam em suas composições reflexões sobre as realidades da vida, sobre desilusões amorosas ou sobre amores platônicos.
Sertanejo Clássico
Surgiu, inicialmente, nas Regiões Centro Oeste do Brasil, Interior de São Paulo e Triângulo Mineiro, anos após o Sertanejo Raiz, que se espalhou por todo o país. É um tipo de música oriunda do Sertanejo Raiz, com adaptações, principalmente do Estilo Brega e do POP Romântico. A composição das canções é semelhante ao do Sertanejo Raiz, exceto por falar mais da realidade das pessoas e não apenas da vida no Campo. É comumente apresentado como um Show de MPB.
Sertanejo Universitário
Mais "modernizado" de música Sertaneja. A música é uma variante do " Sertanejo Clássico", só de uma forma mais diferenciada. A característica principal do Sertanejo Universitário é que esse Estilo é tocado usando outros Estilos Musicais, como: Axé, Forró, MPB, Samba, etc. Ritmos diferentes do que é usado normalmente no Sertanejo Clássico.
Termos Adicionados aos Estilos Musicais
Cômico
São termos adicionados às letras das canções que fogem ao padrão moral. São caracterizados por expressões humorísticas dos personagens referenciados nas letras das composições.
Debochado
São termos adicionados às letras das canções caracterizados por expressões até um pouco humorísticas (cômicos), mas que denotam o ódio, revolta ou utilizam termos vulgares, satirizando os personagens referenciados nas letras das composições.
Ritmo
Pode ser descrito como um movimento coordenado, uma repetição de intervalos musicais regulares ou irregulares, fortes ou fracos, longos ou breves, presentes na composição dos Gêneros e dos Estilos Musicais.
Dance
Diferencia do Rock pela ênfase na Melodia. Esses ritmos musicais estimulam os ouvintes ao gingado e à dança.
Expressão
Caracterizado pelo uso do Corpo ou de objetos para entoar sons que acompanham ou não uma canção.
Vozes
Caracterizado pelo uso da Voz. Composto por mais de uma pessoa de diferentes tons de vozes com ou sem o uso de fundo musical.
Rima
Caracterizado pela uniformidade de sons na terminação de dois ou mais vocábulos, dando harmonia às entoações.
Romântico
Entoa na composição o sentimento, o prazer, a paixão pelo momento, pelo ambiente, pela pessoa amada, etc.
Clássico
Caracterizado pelo uso de Instrumentos de Orquestra que são adicionadas ao Estilo original da música.
Antigo
Caracterizado por um Arranjo Musical muito utilizado nas músicas e nas composições antigas, contudo não mais usado nas canções atuais .
Tipo Musical
São Formas de apresentação da música para determinado público (Infantil, Jovem, Cristão, etc.) que engloba nessas canções os Estilos e os Gêneros Musicais.
Musical Infantil
Focado para um público Infantil e simpatizantes que apreciam esse tipo de música. O Musical Infantil têm influência de todos os Estilos e Gêneros, como: MPB, Samba, Rock, etc.
Música Gospel
Teve a origem nos EUA, através de Grupos Evangélicos. As músicas tocadas se assemelham às mais diferentes formas de Gênero e Estilo musical em relação às canções originais que usavam inicialmente louvores dos Hinários Cristãos.Com o advento das Igrejas Renovadas, as Músicas Gospel começaram a utilizar os mais variados ritmos musicais, conforme a cultura regional.
Forma Cultural
São caracterizados pelas danças e pelas expressões culturais de cada Estado ou Região do Brasil. As músicas são representadas por seus Estilos e/ou Gêneros próprios, conforme as suas regiões de origem.
Carimbó
Típica da Região Norte do Brasil que surgiu da Cultura Indígena com o Folclore Regional. O nome faz referência ao Curimbó, o principal instrumento musical utilizado. Com o passar do tempo, a dança foi sofrendo influência das tradições Europeias e Africanas da população. As canções e as Danças são semelhantes ao Carnaval característico da Região Sudeste Brasileira.
Blocos de Carnaval
Teve origem no Rio de Janeiro, depois espalhou-se para todo Brasil. São festas populares comemoradas no período do Carnaval, em casas de espetáculos ou nas ruas. São grupos fantasiados desfilando ao som de cantorias ritmadas (Marchinhas) de forma cômica ou debochada que versam sobre temas atuais, problemas do dia-a-dia, dos desafetos, dos políticos, etc.
Escolas de Samba
Teve origem no Rio de Janeiro. Foi influenciado pelas festas comuns do Carnaval Europeu trazidas ao Brasil pela Burguesia Carioca. Com o tempo, foi influenciada, também, pelos ritmos africanos e indígenas, dando origem ao Carnaval de hoje. As Escolas de Samba fazem parte de uma Estrutura Alegórica complexa que envolve essa Festa. É caracterizada pelo desfile de carros alegóricos, danças dos componentes e acompanhados por canções (letras de Samba). Apresentadas ao Brasil e ao Mundo através de suas agremiações que desfilam na avenida, competindo como as demais Comunidades que compõem essas Escolas através do desempenho do conjunto artístico durante os desfiles
Frevo
Típica da Região Nordeste. Teve sua origem no Estado de Pernambuco. Sua música se baseia na fusão de Estilos Musicais como marcha, maxixe, dobrado e polca, acompanhado da dança que foi influenciada pela Capoeira. O Frevo é caracterizado pelo uso da " sombrinha" durante as apresentações e pela dança. Parte das músicas são semelhantes às Marchinhas, muito comum no período de Carnaval.
Fandango
Típica da Região Sul. É um estilo de dança acompanhado pelo som de instrumentos musicais característicos como, a Gaita ( sanfona) e a viola, através de movimentos frenéticos. Essa Forma Cultural já era conhecida na Espanha e em Portugal, desde o período Barroco, caracterizada pelas danças de grupos ou pelas trovas de Repente. É uma Mistura da Cultura Europeia (pelos Imigrantes) misturados com os ritmos locais.
Gafieira
É um estilo de dança de salão, oriundo do Maxixe. A dança surgiu no Rio de Janeiro no século XX como um ritmo urbano, e se desenvolveu em sua origem como forma de dança acompanhada de versos e refrões .
Resumo:
Formas Culturais
Danças e Expressões Culturais + Estilos Musicais e/ou Gêneros Musicais - Ex.: Frevo, Fandango, Escolas de Samba, Catira, Carimbó, Blocos de Carnaval, Frevo.
Gêneros Musicais
São ritmos exclusivos - Ex.: Pop, Rock, Samba, Forró, Sertanejo Raiz, Rap, Blues, Vanguarda, Reggae, Chorinho, Romântico.
Estilos Musicais
São Formas Musicais combinadas com um o mais Gêneros Musicais - Ex.: MPB, Brega, Pancadão, Lambada, Sertanejo Universitário e Sertanejo Clássico.
Tipos Musicais
É combinação de Estilo Musical e/ou Gênero Musical para determinado público - Ex.: Musical Infantil, Música Gospel.
Observação:
1- Os links do "Gospel" e "POP/Romântico"
demoram um pouco para serem acessados devido a quantidade de Músicas nessas páginas.
2- Para acessar o Link "POP/Romântico L-Z" deverá rolar o cursor até a metade da página para baixo para ser visualizado.